Veículo pronto para rodar! Conheça agora o que é o balanceamento de rodas

Se você tem um pneu aro 17, saiba que fazer o balanceamento de rodas é algo tão importante quanto o alinhamento. Que pode ser feito de forma conjunta ou separada, dependendo da necessidade do veículo.
Mas, você sabe a diferença de alinhamento e balanceamento ou se pode fazer tanto para pneu aro 17 como o pneu aro 18? É isso que este conteúdo quer responder! Por isso, confira nosso resumo sobre balanceamento, quais as razões e quando fazer no seu pneu, seja ele aro 17 ou aro 18.
Fazendo o balanceamento dos pneus
O balanceamento é responsável pela estabilidade do carro, equilibrando pneus e rodas. Além disso, a falta de balanceamento pode provocar movimentos de rotação diferentes do que o estabelecido, além de apresentar trepidações e vibração no volante.
Mas ainda tem dúvidas de como funciona? Saiba que o mecânico retira o conjunto de rodas e vai mapear o que foi gasto nos pneus, medindo de aro 10 até o aro 17. Graças ao balanceamento, o automóvel apresentará estabilidade na direção e não precisará fazer um esforço extra.
Qual a influência do procedimento nos pneus do veículo
O balanceamento é importante para ajudar a manter a estabilidade do veículo, principalmente quando andar em alta velocidade, sem fazer com que as rodas balancem e soltarem do veículo, causando um perigoso acidente, principalmente se estiver em casa. Por isso, é importante antes de viajar, visitar o mecânico para ver se está tudo bem com o seu carro.
Conhecendo a balanceadora de rodas
A balanceadora consiste numa máquina que ajuda no balanceamento de rodas. E, como funciona aqui? O equipamento é fácil de utilizar, ele ajudará a mostrar o estado do conjunto de rodas e pneus antes de começar o procedimento.
O primeiro passo é posicionar a roda no equipamento e encaixar para fazer a leitura, no qual mostrará o contrapeso em gramas e se está adequado para cada automóvel.
Alguns aparelhos em sua maioria são ideais para pneu aro 17, mas também mede o balanceamento de pneu aro 18. Se está procurando um serviço para realizar o balanceamento, pergunta se tem uma máquina para o aro. Além disso, o manual do carro pode explicar qual o aro de cada roda.
7 razões para realizar o balanceamento
Agora que você sabe como funciona o balanceamento. A seguir, vamos apresentar sete razões para a realização dele no seu carro.
1) Evitar o desgaste dos automóveis;
2) Não ter irregularidade nos pneus;
3) Acabar com a instabilidade dos carros;
4) Gastar menos combustível;
5) Mais estabilidade no automóvel;
6) Dificulta o acontecimento de acidentes;
7) Manter a duração dos pneus.
No próximo tópico vamos apresentar quando é o sinal do automóvel tem que fazer o seu balanceamento.
Sinais de que o veículo precisa ser balanceado
O balanceamento tem que ser feito a cada semestre ou se chegar aos 10 mil quilômetros rodados, embora algumas fabricações recomendam acima de 15 mil. Além disso, o automóvel pode fazer um balanceamento quando há vibrações no volante ou qualquer anormalidade no automóvel, causando risco aos motoristas e aos passageiros.
Ou também, quando há a substituição do conjunto rodante, como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças da suspensão.
Agora que seu veículo está pronto para rodar e saber sobre o balanceamento dos pneus, compartilhe o texto para as próximas pessoas. Sem contar que pode deixar os comentários se tem ainda alguma dúvida.
Deixe um comentário
Que tal continuar conosco, veja os conteúdos separados especialmente para você