Treinamento constante: veja como manter os funcionários aptos e engajados ao negócio

Com o surgimento e força da tecnologia atual, o inside sales é cada vez mais usado nos ambientes empresariais, o que trouxe a necessidade de ter uma consultoria. A tendência mostra que mesmo as vendas muito complexas podem ser realizadas dentro da empresa, sem que para isso o vendedor precise se deslocar.

Entretanto, para que o inside sales realmente funcione, isto é, que gere frutos em forma de conversão, é necessário que haja um treinamento de funcionários.

O ideal é ter uma consultoria inside sales e periodicidade nesse treinamento, uma vez que o mercado sempre apresenta mudanças e novidades, e é necessário preparar os vendedores para isso.

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Entendendo o inside sales

O inside sales é uma modalidade de vendas que ocorre no ambiente interno da empresa, mas que é caracterizado pelo uso da tecnologia. A prospecção não é feita quando o vendedor se desloca até o cliente, mas por meio de telefone, mídias sociais, chamadas de vídeo, dentre outros meios.

No entanto, é preciso destacar que o inside sales não tem nada a ver com telemarketing, atendimento ao cliente, entre outras práticas, além de que um dos diferenciais é que a venda interna é intimamente ligada ao inbound marketing.

Como é trabalhada uma consultoria inside sales?

A consultoria inside sales é justamente uma forma de implementar esse modelo de vendas em uma empresa. Ao invés de ter apenas um colaborador, que seja especialista nessa área, é possível treinar uma equipe inteira.

Na consultoria, haverá um tempo de transição entre as vendas tradicionais e a implementação do inside sales. Também será dado um conteúdo de suporte, mostrado ao longo de um aprendizado constante.

Quais vantagens do inside sales para a equipe de vendas?

Quando um vendedor não precisa se deslocar para ir até um cliente, isso significa que a venda é feita bem rápida e com menos custo.

Além disso, caso a venda não seja fechada, não há desperdício de tempo, energia ou dinheiro, e o vendedor pode partir para a próxima, o que torna o fluxo de trabalho mais acelerado e contribui para a produtividade na empresa.

Importância do treinamento constante da equipe de vendas

Para que a consultoria inside sales gere frutos, é necessário manter a equipe de vendas bem treinada. Isso vale para a qualidade e para a frequência dos períodos de aprendizado.

Alinhamento da equipe de vendas

Quanto mais a equipe passa por treinamentos, mais ela se torna apta a executar tarefas com mais precisão e rapidez. É uma questão de eliminar dúvidas que surgem com a prática do trabalho e até mesmo de observar mais de perto o desempenho de cada colaborador.

Expansão de conhecimentos

O treinamento constante entre colaboradores diferentes cria um ambiente de troca de informações entre eles, no qual o conhecimento de um é passado ao outro. Isso, inevitavelmente, expande o aprendizado da equipe como um todo.

Crescimento de produtividade

O crescimento da produtividade é uma consequência direta dos dois primeiros benefícios, pois uma equipe alinhada e cujo conhecimento aumenta com frequência irá naturalmente produzir mais.

Como implementar de forma eficiente treinamentos constantes e desenvolvimento inside sales?

Para implementar tanto a consultoria inside sales quanto o inside sales em si, é necessário lançar mão de práticas que abrangem tanto o conhecimento técnico quanto o interpessoal. Os métodos vão desde o acompanhamento do desempenho até a recompensa de metas cumpridas.

Acompanhamento de desempenho da equipe de vendas

A decisão sobre a compra de um cliente recai em grande parte sobre os ombros do vendedor. Portanto, é imprescindível acompanhar o desempenho de cada um em relação ao desempenho da equipe toda.

Ter comunicação com a equipe e realizar feedbacks com frequência são algumas das formas de acompanhar de perto o desempenho.

Material de direcionamento aos colaboradores

Ter um material ajuda cada vendedor a ter uma âncora de conhecimento, pois dessa forma, ele aprenderá tudo sobre os produtos, valores e história da empresa com a leitura. Uma boa apostila é um exemplo de material de direcionamento.

Investimento em capacitação profissional

Quando um líder investe em capacitação, seja por meio de palestras, cursos ou a própria consultoria inside sales, ele proporciona ao vendedor poder para realizar um trabalho cada vez melhor.

Aliado ao material de direcionamento, o investimento em capacitação profissional torna o vendedor mais apto a lidar com os clientes.

Recompensa de metas

Vale a pena investir em remuneração ou bônus para estabelecer metas para os vendedores, pois permite que saiam da mentalidade de “funcionários” para “participantes” da empresa.

Atualizações de informações de mercado do segmento

Independente do ramo da sua empresa, é vital mostrar ao vendedor como funciona o mercado de seu segmento, não apenas o produto que vende, pois ele precisa conhecer a posição da empresa, da marca e dos produtos em relação à concorrência e ao próprio público.

Tanto a consultoria inside sales quanto o próprio inside sales requerem planejamento e treinamento de pessoal. A técnica da venda interna é capaz de mudar a realidade de qualquer empresa para algo melhor, e justamente por isso deve ser implementada com atenção para que o volume de conversões seja cada vez mais alto.

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