O que é a língua geográfica e como tratar

Quando se pensa na palavra geografia ou estudos geográficos, é comum associar a assuntos sobre a Terra, relevo, a superfície terrestre e seus fenômenos. E quando se trata de língua geográfica

A língua geográfica, partindo um pouco desse contexto, é uma condição que surge na língua, ou seja, pequenas lesões - também chamadas de pápulas eritematosas. 

Elas quando ficam vermelhas e lisas, formam uma espécie de borda de relevo, parecidas com as linhas que se vê nos mapas de transporte.

Tópicos Importantes, clique abaixo

Causas e sintomas

As causas do aparecimento da língua geográfica são uma incógnita. Diferente de outras condições como a gengivite, por exemplo, que têm suas causas estabelecidas e tratamentos como implante dentário recomendados, é incerto dizer o que provoca seu aparecimento. 

Especialistas acreditam que pode ser hereditária, e que pode estar associada a falta de vitaminas no organismo ou até mesmo caspas, fatores emocionais como estresse e psoríase. 

Segundo a NORD, National Organization for Rare Diseases (A Organização Nacional para Distúrbios Raros), a semelhança com as linhas de mapas geográficos pode ser resultado de algumas inflamações.

Também, de acordo com o Centro de Informações Genéticas e de Doenças Raras do National Institutes of Health, aproximadamente 5% das pessoas com língua geográfica sentem dor ou sensibilidade quando consomem alimentos ácidos ou muito temperados. 

Pois a língua em seu estado normal já é sensível a acidez. Além de que a sensibilidade e ardência causada por esses alimentos também podem contribuir para as inflamações que causam a língua geográfica.

Em relação aos sintomas, pode-se dizer que é visível que a língua fica muito diferente de seu estado normal. 

No início, ela é coberta por uma camada de papilas, ficando mais esbranquiçada, e quando ela desaparece, dá lugar às bordas vermelhas que se parecem com linhas em relevo. 

Um ponto interessante é que essas bordas não ficam no mesmo lugar, então a cada dia é possível notar uma ‘’localização’’ diferente na língua.

Embora essa condição possa permanecer por semanas, não é muito comum relatos de dor ou desconforto - além do estético -, e, assim como ela surge, também pode desaparecer com o tempo sem a necessidade de um tratamento imediato.

Tratamento e recomendações

A língua geográfica em si, não necessita de tratamento, mas caso o paciente sinta desconfortos ou incômodos, os tratamentos serão direcionados a eles, sendo recomendado então o uso de analgésicos simples.

Existem algumas recomendações, tanto para prevenir a condição, como para quando ela já está instaurada:

  • Se comprometer com a higiene bucal, usando especialmente escovas macias;
  • Evitar alimentos ácidos, condimentados e cítricos;
  • Não esquecer de escovar a língua suavemente e usar enxaguante;
  • Embora seja uma condição benigna, é importante procurar um dentista.

A língua geográfica não tem cura, especialmente pensando que não é uma condição maligna nem contagiosa, e o seu desaparecimento pode ser súbito assim como seu ressurgimento no futuro.

Porém, diferente dela, existem outros problemas dentários que são frequentes e que podem evoluir para cenários preocupantes, necessitando da colocação de uma prótese dentaria, em alguns casos.

As cáries, por exemplo, que são muito comuns e já estiveram presentes pelo menos uma vez na vida da maioria das pessoas, se não forem tratadas corretamente em sua fase inicial, podem acarretar na perda dos dentes. 

O seu tratamento é simples e feito em um consultório numa única sessão, para remoção delas, e a limpeza dos dentes, não sendo preciso um implante dental.

No caso de pacientes que estão com a saúde bucal em dia, mas gostariam do alinhamento dos dentes por conta de questões estéticas e até mesmo buscando uma melhor qualidade de vida. 

A boa notícia é que existem diversas opções de tratamentos para correção, sendo um procedimento bastante conhecido, que é o uso de aparelhos ortodônticos.

A busca por um aparelho de porcelana preço vem crescendo, principalmente por adultos nos últimos tempos. 

Ele é indicado para o público que busca uma opção mais discreta no tratamento, visto que diferente do aparelho fixo metálico, ele é transparente e sua aparência é praticamente invisível. 

Isso é um fator muito importante para aqueles que não se sentem confortáveis com os aparelhos coloridos, por exemplo, não afetando a estética do sorriso.

O aparelho de porcelana, assim como a prótese dentária, implante dental, entre outros tantos tipos de tratamento, antes de serem implementados, necessitam que o paciente passe por uma avaliação odontológica com um especialista, que, o mesmo, de acordo com o cenário e a necessidade, faça a melhor indicação.

Algumas atitudes de prevenção simples para evitar problemas dentários futuros podem ser tomadas no dia a dia e são frequentemente indicadas por profissionais. 

Isso vai desde a escovação correta todos os dias, até evitar alimentos ácidos e pigmentados, ou ir periodicamente ao dentista para fazer limpezas mais completas, etc.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Repense Blog

A Repense Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Que tal continuar conosco, veja os conteúdos separados especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up