Lentes implantáveis são uma evolução no tratamento de miopia

Mercado cresce com o avanço da tecnologia e a EVO Visian® ICL atinge a marca de 2 milhões de lentes vendidas no mundo

A frequência dos casos de miopia está aumentando e a doença poderá impactar 50% da população mundial, até 2050, segundo a Academia Americana de Oftalmologia. No país, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que mais de 25% dos brasileiros vivem com essa condição.

Até há alguns anos, acreditava-se que a miopia era causada apenas por fatores genéticos. Mas a mudança de hábitos, em especial o uso prolongado de smartphones, tablets e computadores, tem mostrado uma incidência mais precoce e uma relação com o crescimento do número de casos, estimam os especialistas.

Este cenário traz uma busca constante por tecnologias que possam proporcionar novas soluções para milhares de pessoas míopes e as lentes implantáveis fácicas têm demonstrado bons resultados para atender as necessidades de correção da visão, incluindo também o astigmatismo. O objetivo é proporcionar liberdade visual aos pacientes, para diminuir ou eliminar a dependência de óculos ou lentes de contato, nem sempre de fácil adaptação.

“Estas atuais lentes aliam o que há de mais moderno para tratamento de miopia e astigmatismo e podem ser consideradas uma evolução em correção visual, desenvolvida para proporcionar resultados refrativos excelentes e aumentar o conforto do paciente”, comenta Dr. Gustavo Mori Gabriel, Oftalmologista Especialista em Cirurgia Refrativa, formado pela USP.

O médico lembra que, como qualquer cirurgia, há a necessidade de exames e pré-requisitos. Sua indicação é para pessoas entre 21 e 60 anos e, por ser uma lente fácica, deve ser usada apenas por pacientes que possuem cristalino. “O procedimento é rápido - entre 15 e 20 minutos – demanda uma pequena incisão, com a preservação do cristalino e a retomada às atividades cotidianas acontece em poucos dias”, detalha.

Tecnologia e inovação

O mercado de lentes implantáveis (intraocular) tem crescido e a EVO Visian® ICL, da STAAR Surgical Company, acaba de atingir a marca de 2 milhões de lentes vendidas no mundo.

Um dos diferenciais desta lente é ser produzida de Collamer®, material exclusivo do fabricante, que contém colágeno e proporciona perfeita harmonia com os olhos. Por ser biocompatível, o organismo reconhece a lente como algo natural, evitando a possibilidade de rejeição e a síndrome do olho seco. Outro benefício é funcionar como uma barreira de proteção de raios UV.

A diversidade de modelos e especificações destas lentes possibilita tratar uma ampla gama de erros refrativos para corrigir/reduzir a miopia entre -5.00 D até - 18.00 D - autorizadas para o Brasil pela Anvisa - e tratar o astigmatismo de 0.50 D a 6.0 D.

Sobre a Advance Vision A Advance Vision faz parte do grupo JL Health, focado no mercado de saúde desde 2002. É uma empresa especializada em produtos oftalmológicos, representando marcas internacionais que traduzem alta tecnologia, qualidade superior, segurança, excelência clínica e treinamento, visando atender a demanda de médicos especialistas. Estes produtos e equipamentos agregam um diferencial às clínicas, oferecendo aos pacientes, inovação, segurança e eficácia.

Repense Blog

A Repense Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Que tal continuar conosco, veja os conteúdos separados especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 5 =

Go up