Inverno e Férias em Socorro: passeios, comidas e hospedagens para sair de destinos badalados

Festival Cultural de Inverno promoverá shows na Praça da Matriz e oficinas culturais na Biblioteca, Museu, Conservatório Municipal e Espaço do Artesanato

Quer fugir de lugares comuns e badalados no inverno e nas férias? A dica é “descobrir” a Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística do Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo. Muito procurada no verão, a proposta é que os turistas aproveitem também a cidade no “friozinho” da região da Serra da Mantiqueira.

No mês de julho, acontece o Festival Cultural de Inverno com uma programação que inclui shows na Praça da Matriz e oficinas culturais na Biblioteca, Museu, Conservatório Municipal e Espaço do Artesanato. Entre um passeio e outro, opções de aventura, gastronomia, compras e hospedagens, para quem quer curtir a temperatura mais baixa e/ou “se jogar” nas férias.

A Pedra Bela Vista é o cenário perfeito para esta época, com um visual e um pôr do sol incríveis. O carro chefe, que faz sucesso entre os visitantes, é o Pan de Palo, um pão de origem peruana, montado em uma haste de madeira e que a própria pessoa assa na fogueira. Depois é só rechear com as diversas opções - doces ou salgadas, do cardápio. A experiência é deliciosa e sempre acompanha um bom bate papo entre os participantes. Mas, a novidade da estação é o delicioso chocolate quente de Capim Santo servido no restaurante panorâmico, além do choconhaque e vinhos. Para acompanhar, o cardápio conta com pratos preparados na brasa para o almoço ou a pizza na pedra, de massa fininha e molho de tomate caseiro. O cardápio ainda conta com bolinho de abóbora cabotiá, vencedor do Festival Gastronômico de Socorro 2021.

O Rock & Soul Music Bar criou um cardápio especial de inverno com caldos quentes (entre elas, ervilha, abóbora cabotiá, milho e feijão preto), chocolate quente alcoólico (servido pegando fogo, literalmente), choconhaque, chocomenta, vinho quente com abacaxi e chás quentes alcoólicos. Destaque para os fondues: salgado com mix de queijos ao vinho branco e o doce com chocolate meio amargo derretido; ambos com três acompanhamentos. A dica é experimentar estas delícias no primeiro e charmoso parklet da cidade.

Bebidas quentes não faltam na cafeteria e doçaria Empório Caipira, com mais de 25 opções. Entre elas, destaque para o saboroso Choco up, um chocolate quente cremoso, tipo europeu, e para os capuccinos, que são receitas tradicionais e exclusivas. Bem em frente à Igreja Matriz, o local é aconchegante e repleto de delícias como doces, tortas e bolos.

E, que tal um chá para esquentar? Os da Cores de Chá são feitos com matérias-primas sem nenhum processo industrial, o que preserva as propriedades nutritivas, sem conservantes e feitos de forma artesanal, 100% natural. O lançamento da estação é o Masala Chai Latte, inspirado pela tradição e prática indiana de fazer chá, com adição de diferentes especiarias, resultando em uma mistura muito aromática. Ao tradicional chá indiano fizeram uma versão cremosa e surpreendente com chocolate vegano 70%. Se no Brasil o dia começa com café, na Índia as manhãs exalam chai, o tradicional chá preto com leite e especiarias. A típica receita é ser adoçado com açúcar mascavo, mas a marca criou uma versão onde se pode adicionar mel, cacau em pó e finalizar a xícara com chantilly, polvilhado com canela e anis estrelado. Os chás estão à venda pelo site da empresa.

Caldos quentinhos, sazonais, e fogueira com direito a marshmallow esperam os hóspedes da Pousada Sons do Silêncio nos sábados de julho. Para as crianças em férias, todos os dias, atividade de jardinagem, com muita mão na terra e contato com a natureza.

Inserida em um sítio de produção orgânica certificada, a Pousada Mirante dos Adelphos tem plantações de uvas syrah, bordô, isabel e niagara, transformadas em suco e vinho orgânicos, que podem ser consumidos e/ou levados para casa. Uma das experiências mais gostosas no inverno é tomar um vinho orgânico na fogueira sob o céu estrelado. Outra opção é a porção de S’mores, marshmallow no espetinho. E, se bater aquela fome, há opções de massas artesanais com molho de tomate orgânico, saladas, quiches artesanais e caldos. À noite, o petit gateau é a sobremesa servida com sorvete de creme e morangos. O mirante, uma estrutura metálica com 10 toneladas de aço galvanizado a fogo, tem vista 360º, perfeito para contemplar o nascer ou pôr do sol. O hóspede tem acesso livre, podendo visitá-lo em qualquer período. Com infraestrutura nova e arquitetura moderna, a pousada foi inaugurada em fevereiro de 2022.

Atividade de aventura no frio? Por que não? Basta se adequar ao que deseja. Muitas pessoas, por exemplo, evitam a água nesta época. Então, a dica é a Trilha da Mantiqueira - em meio à Mata Atlântica, preservada e cheia de belezas - realizada pela Mundaka Aventura. O caminho é nas margens de um ribeirão encantador, com diversas cachoeiras, um visual raro e belo, cercado de árvores centenárias, bromélias, orquídeas e samambaias. São duas paradas para apreciar as cachoeiras do local e fazer uma meditação guiada.

Outra sugestão é a Experiência Off Road, da PróximAventura, que envolve contemplação da natureza e muita emoção pelos caminhos rurais de Socorro. Os roteiros incluem estradas de terra, trechos rurais com lindas paisagens, mirantes na Serra da Mantiqueira, com direito a pôr do sol e cachoeiras. Tudo isso com um guia experiente junto. Crianças a partir de 5 anos podem participar desta aventura. O veículo pode ser dirigido pelo cliente, mediante análise de perfil, aptidão e CNH, em trecho pré determinado pelo guia. São dois tours: um de 1h30, com destino ao Pico da Cascavel ou Pedra Bela Vista, e o de 2h30, para Cachoeira Duas Quedas, Pedra Bela Vista, Pico da Cascavel ou Mirante do Futuro.

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas.

Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo - recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC).

Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades "onde viver é bom".

Site oficial do turismo de Socorro: Saiba www.socorro.tur.br

Repense Blog

A Repense Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × quatro =

Go up