Como encontrar a paz interior em 3 passos

Em tempos como os atuais, como encontrar a paz interior? Você certamente já ouviu o termo paz de espírito, certo? É um estado em que sua mente não é despertada por ansiedades e preocupações.

A atividade mental é reduzida gradualmente, para que a quietude e a tranquilidade possam ser experimentadas.

Em vez de se incomodar com o passado ou o futuro, seu ponto de foco está no momento presente, você está vivendo o agora.

Todos nós experimentamos esse estado mental, por exemplo, durante as férias ou enquanto estamos mergulhados em um livro interessante.

Durante esse estado, não fomos incomodados por nossas preocupações e pensamentos. Em vez disso, nossa mente fica calma – e finalmente encontramos paz interior.

Mas como podemos acalmar a nossa mente para ter paz de espírito? Mais importante ainda, como podemos manter a paz, mesmo em situações estressantes e agitadas ou em momentos de grande desespero e dificuldades?

Como encontrar paz de espírito? A seguir, apresentaremos as maneiras mais eficazes e poderosas para estabelecer a paz de espírito.

Algumas delas podem não ser convencionais, mas se você mantiver a mente aberta, seu corpo e sua mente se beneficiarão bastante com isso!

1- Meditação

Se você deseja criar a base adequada para estabelecer uma paz de espírito duradoura, não há como não praticar a meditação.

Se alguém me perguntasse: "Qual é a maneira mais poderosa de criar paz de espírito?", eu recomendaria meditação sem sombra de dúvida. É simplesmente a coisa mais eficaz que você pode fazer.

Segundo os neurocientistas, a prática contínua da meditação pode efetuar mudanças benéficas na estrutura física do seu cérebro.

Essa reformulação da estrutura do cérebro ajuda a ativar a parte do sistema nervoso responsável pelo descanso, permitindo que lidemos melhor com o estresse.

Além disso, a meditação reduz o estresse e fortalece sua capacidade de manter a atenção.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts também descobriram que a meditação pode reduzir drasticamente a ansiedade.

O estudo destacou que 90% dos participantes, todos com níveis clínicos de ansiedade, sofreram reduções significativas em seus níveis de ansiedade.

Mas como você pode fazer uso da meditação para encontrar paz e harmonia interior? Tudo o que você precisa é de 15 a 30 minutos por dia para meditar.

  • Sente-se com os olhos fechados, em uma almofada ou em uma cadeira;
  • Verifique se suas costas estão retas;
  • Concentre sua atenção na sua respiração;
  • Esteja ciente da respiração quando ela entra e sai;
  • Redirecione seu foco de volta se sua mente começar a se distrair.

Você pode começar com um período relativamente curto de apenas 10 minutos ou mais por dia. Você também notará que, após algum tempo de prática regular, ficará muito mais fácil se concentrar na atividade respiratória.

2- Elimine certas distrações da mídia

O consumo da mídia pode causar uma turbulência em nossa mente.

Essas distrações da mídia variam de televisão, rádio, jornais e revistas a videogames e música.

Elas podem afetar fortemente seu estado mental de maneira negativa.

Por exemplo, um filme de ação que você assiste pouco antes de ir para a cama. Você notará que sua mente está completamente inquieta após o término do filme.

Ele capta espontaneamente pensamentos aleatórios ou reflete sobre o enredo do filme.

Não há absolutamente nenhuma paz de espírito nesse momento. Assistir televisão também foi associado a sentimentos de solidão e depressão por pesquisadores da Universidade do Texas.

Se você realmente quer estabelecer harmonia interior, é importante evitar certas distrações da mídia a qualquer custo:

  • Evite certos tipos de filmes, como terror, suspense etc.
  • Reduza o tempo de televisão ou pare de assistir completamente à TV, para obter os maiores benefícios
  • Evite as notícias na TV ou no jornal, 90% são negativas de qualquer maneira
  • Fique longe de músicas agressivas
  • Pare de jogar videogame

E como já estamos no assunto, também deve ser evitado o seguinte:

  • Evite entrar em discussões emocionais sobre política e assuntos polêmicos recentes. Discutir não resolverá o problema, mas afetará fortemente sua capacidade de encontrar paz de espírito;
  • Fique longe de pessoas negativas e conversas negativas;
  • Aprenda a aceitar as coisas que não podem ser mudadas. Preocupar-se com isso ou até ficar chateado com isso não ajudará a resolver o problema, mas desperdiçará seu precioso tempo e energia.

3- Faça mais viagens

Por fim, para encontrar a sua paz interior, você também pode adotar o hábito de começar a viajar mais. Já pensou em conhecer outros países, ou até mesmo outras regiões do Brasil? Viajar é uma forma de conhecer a si mesmo(a).

Além disso, é uma ótima chance para conhecer novas pessoas, expandir os horizontes, relaxar do dia a dia e criar memórias para uma vida inteira.

Que tal começar a planejar sua próxima viagem? Clique aqui para conhecer os melhores pacotes de viagens para o Brasil e o mundo!

Repense Blog

A Repense Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Que tal continuar conosco, veja os conteúdos separados especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × cinco =

Go up