Como consultar o CNPJ de uma empresa de 3 formas simples e fáceis

O CNPJ de uma empresa é um número que contém toda a identidade do negócio, assim como o CPF caracteriza uma pessoa. A partir dessa sequência de dígitos é possível ter acesso a todas informações de uma instituição e até mesmo sua situação perante à constituição, ou seja, se está regularizada dentro da lei. 

Antes de fechar qualquer negócio, fazer uma compra ou venda, contratar algum serviço ou fechar um contrato com uma empresa é indicado realizar uma busca pelas documentações e verificar se está juridicamente correto.E essa busca normalmente é feita pelo CNPJ.

A consulta pelo CNPJ permite uma segurança maior nas transações de pessoas jurídicas e até mesmo de pessoas físicas com jurídica. Uma empresa com CNPJ ativo indica que possui confiabilidade e credibilidade fiscal. 

Para saber mais como consultar o CNPJ de uma empresa grátis, como descobrir o CNPJ e para que serve essa consulta, continue a leitura. 

Tópicos Importantes, clique abaixo

O que é CNPJ? 

A sigla CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e é um número de identificação particular de cada empresa dado pela Receita Federal. É composto por 14 dígitos e a partir dele é possível saber se a empresa é autêntica e fidedigna.

A Receita Federal é um órgão do Ministério da Fazenda responsável por fiscalizar e administrar os impostos das empresas, portanto, se há algo divergente em algum negócio, pelo CNPJ é possível saber.  O cadastro da empresa permite que a empresa possa realizar transações e emitir notas fiscais, participar de licitações do governo, abrir contas jurídicas, contratar funcionários e cobrar impostos. 

Com o CNPJ ativo a empresa pode desempenhar atividades legais importantes para o seu funcionamento, caso por algum motivo seja cancelado ou suspenso, algumas atribuições ficam impossibilitadas de serem feitas. Portanto, é importante que, tanto para sua empresa quanto para empresas terceiras, seja feita a consulta do CNPJ para verificar a situação cadastral perante a lei.

A partir do CNPJ é possível ter acesso à informações da empresa como: 

  • nome e data de abertura
  • razão social;
  • nome fantasia;
  • descrição da atividade econômica;
  • natureza jurídica;
  • telefone e e-mail para contatos.
  • endereço e;
  • situação cadastral;

Porque devo consultar o CNPJ de empresas?

Antes de realizar qualquer negócio é indicado a consulta de CNPJ para verificar a veracidade das informações dadas pela empresa. Um dos maiores motivos de fraudes é a negociação com empresas que não são reais ou não estão regulamentadas pela Receita Federal. 

Uma consulta de CNPJ evita futuros desafios e problemas com empresas ‘’fantasmas’’ ou com débitos fiscais. O Cadastro ativo de uma instituição demonstra que é confiável e possui credibilidade no mercado trazendo mais segurança para fechamento de contratos, sendo assim, adotar essa prática é indicada para empresas que lidam com fornecedores para não cair em esquemas de fraudes.

É importante lembrar que problemas fiscais não resolvidos podem prejudicar a reputação de uma empresa e consequentemente trazer prejuízos. Portanto, se você possui uma empresa, fique sempre atento para regularizar seu CNPJ e não cair em suspensão ou cancelamento. 

Leia também: Como consultar o CNPJ de um fornecedor?

Como consultar o CNPJ de uma empresa?

Agora que sabemos o que é um CNPJ e porque consultá-lo é importante, vamos trazer maneiras de como você pode consultar o CNPJ de uma empresa. Seja para qualquer finalidade que for necessário, a consulta pode ser feita de forma gratuita pela Receita Federal e em algumas ferramentas disponíveis na internet. 

Vejamos as formas mais comuns e simples de como consultar o CNPJ de uma empresa. Lembrando que mesmo que a consulta seja feita fora do portal da Receita Federal, todas são baseadas nesses dados visto que é o órgão que regulamenta o cadastro de pessoas jurídicas. 

  1. Portal da Receita Federal

O site da Receita Federal possui uma aba de emissão de situação cadastral, onde ao digitar o CNPJ da consulta será possível abrir um documento onde consta as informações principais da empresa.  

No que diz respeito a situação cadastral podem ser apresentados os seguintes status:

  • Ativo: empresa com a situação cadastral regular;
  • Suspenso: situação irregular por não cumprimento com as obrigações fiscais, informações erradas perante a Receita Federal ou investigação por fraude;
  • Inapto: empresa ainda irregular após dois anos de suspensão;
  • Baixada: a empresa não existe mais;
  • Nula: a empresa está em situação irregular e o CNPJ é inválidado.
  1. Portal do Empreendedor

Nessa modalidade é possível saber como consultar o CNPJ pelo CPF do empresário, muitos negócios são enquadrados como regime de  MEI (Microempreendedor Individual) e então a consulta é por CPF. 

Basta entrar no Portal do Empreendedor na página de serviços para MEI, ir em emissão de comprovante MEI, saber o CPF e data de nascimento do titular. Caso queira mais detalhes sobre essa solução, você pode seguir o passo a passo de como consultar o CNPJ pelo CPF.

  1. Ferramentas gratuitas  

Outra forma para consultar o CNPJ de uma empresa é por ferramentas e softwares que possuem essa facilidade. A partir desses mecanismos ainda é possível obter mais informações detalhadas da empresa, como administradores, sócios, certidões públicas de sanções e navegar por essas particularidades. 

É o caso da consulta de CNPJ pela Linkana, além da situação cadastral e todas outras informações pertinentes ao CNPJ da empresa, ainda é possível ficar por dentro de detalhes importantes do negócio consultado. Além das especificidades administrativas pelos sócios daquela instituição ainda há como descobrir o CNPJ da empresa pelo nome ou endereço, tornando ainda mais ágil todo o processo.

Em resumo, a consulta de CNPJ facilita e otimiza o dia a dia da gestão empresarial, permitindo informações de compliance, governança corporativa e regulamentativa de qualquer empresa inscrita pela Receita Federal. 

Este artigo foi escrito pela Linkana, empresa referência na análise pública automatizada de Compliance e governança corporativa no processo de homologação de fornecedores.

Repense Blog

A Repense Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Que tal continuar conosco, veja os conteúdos separados especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 10 =

Go up