Blueberry: conheça quais os benefícios da fruta para a saúde

Você conhece os benefícios do Blueberry? Entenda um pouco mais dessa pequena fruta. O Blueberry é uma fruta originária da Europa, mas possui grande produção na América do Norte. No Brasil é conhecida como Mirtilo. Possui uma coloração azul-escura, de formato achatado e com cerca de 1 a 2,5 centímetros de diâmetro.

Essa pequena fruta chegou ao Brasil, através de pesquisadores da EMBRAPA, eles que no ano de 1983, trouxeram as terras brasileiras algumas mudas, para pesquisar a possibilidade do seu cultivo e produção.

Apesar do seu tamanho e de talvez não ser tão disseminado o seu consumo, essa fruta proporciona uma variedade de benefícios para o organismo de quem a consome. Ficou curioso para saber mais sobre? Veja abaixo um pouco mais sobre o Blueberry!

Tópicos Importantes, clique abaixo

Quais os principais benefícios do Blueberry?

Muito conhecida como fruta da longevidade, o blueberry atua de diferentes formas em diferentes funções no organismo, e traz uma grande quantidade de benefícios para o corpo, abaixo você confere alguns desses benefícios.

Antioxidante

Um dos principais benefícios conhecidos do blueberry é o efeito antioxidante. Essa fruta é rica em antocianinas, que é um tipo de pigmento presente nessa e em outras frutas. E ajuda a combater diversas doenças crônicas e o mantimento de um organismo saudável e forte.

Preservação do sistema imunológica

É possível encontrar ainda o resveratrol e a pterostilbena, substâncias que atuam juntamente a vitamina D no fortalecimento e a melhorar as defesas naturais do nosso organismo.

Preservação da memória

Alguns estudiosos durante testes e pesquisas sobre os benefícios do blueberry para o organismo evidenciaram que existe uma ligação entre a quantidade de polifenóis na fruta e uma evidente melhora da performance de idosos em testes de memória, o que mostra um bom indicador para quem faz o consumo da fruta.

Auxilio do índice glicêmico

Pesquisadores mostraram que o blueberry aumenta a sensibilidade à insulina, isso porque a fruta possui propriedades semelhantes à do hormônio da insulina, o que auxilia na diminuição na quantidade de açúcar no sangue. Além disso, promove a melhor captação da glucose pelas células, que também é indicador de controle da doença, melhorando os índices glicêmicos no sangue.

Auxílio contra riscos cardiovasculares

Outro composto que forma essa fruta são os flavonóides, substâncias que atuam como vasodilatadores, que auxiliam no fluxo sanguíneo, e consequentemente, pode ser indicador da diminuição da pressão arterial.

Bom para visão

Os compostos do mirtilo ou blueberry, principalmente as antocianinas ajudam na prevenção de doenças da visão (ex: glaucoma e catarata), além de melhorar o foco da visão e a capacidade de leitura.

Quais os tipos de berries para consumo?

As berries são frutas que possuem coloração vermelha ou roxa (e suas variações), de tamanho pequeno e ricas em antioxidantes. Algumas das mais encontradas no mercado são: blueberry, morango, amora, cramberry, açaí, gojiberry e entre outros.

Como deve ser consumido o Blueberry?

Assim como outras frutas, o blueberry pode ser consumido em seu formato fresco e natural, ou processado, em formato de geleias, compotas, suco. E muitas pessoas costumam congelar a fruta, o que fornece alguns meses de uso.

Existem contraindicações no consumo de Blueberry?

É contra indicado o consumo para pessoas com problemas gastrointestinais, como gastrite e úlceras. Para as pessoas que possuem algum tipo de alergia ao ácido acetilsalicílico, também não é uma boa indicação, visto que a fruta possui uma grande quantidade na sua composição que pode resultar em diversos efeitos adversos.

É importante saber que a quantidade diária indicada é de 30 a 50 gramas, e é importante a consulta com um nutricionista antes da inserção dessa fruta na dieta, para determinar uma quantidade ideal e adequada para cada caso.

Repense Blog

A Repense Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Que tal continuar conosco, veja os conteúdos separados especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 3 =

Go up