Aluguel de andaimes: quando optar pelo tipo tubular?

Entre os mais variados tipos de andaimes está o tubular. Neste sentido, ele é muito requisitado quando o assunto é aluguel de andaimes. Quer saber o motivo? Vamos te explicar mais sobre esse item no artigo de hoje.
Antes de mais nada, é importante conhecer os principais tipos de andaimes e qual o mais indicado para a sua obra. Assim, você garantirá a segurança dos trabalhadores e a plena execução do projeto.
Dito isto, veja abaixo mais informações sobre o andaime tubular, suas características e quando utilizá-lo.
A importância do aluguel de andaimes
O aluguel de andaimes é um serviço que trará mais tranquilidade para você e seus colaboradores. Além de contribuir para o melhor custo-benefício do projeto, você aluga o item e o utiliza normalmente durante a vigência do contrato.
Depois, basta devolver o andaime ou ainda renovar o contrato. Por isso você tem acesso aos melhores andaimes por um preço acessível, já que não vai precisar adquirir definitivamente o equipamento. Os preços variam dependendo da empresa e do contrato firmado, que pode ser diário, quinzenal ou mensal.
O mais importante é você saber que não vai se preocupar com o armazenamento do item após o seu uso, por exemplo. Além do mais, a empresa de locação ficará responsável por questões que envolvem a manutenção do andaime.
Como funciona o andaime tubular?
O andaime tubular é conhecido também como andaime simplesmente apoiado. Sua estrutura é fixa e erguida de forma independente em forma de torre. Ou seja, ele não fica apoiado na estrutura onde será realizado o serviço. Ele é montado por meio de encaixes simplificados, sem a necessidade do uso de ferramentas especiais.
Seus tubos são modulares e há ainda a presença de tubos guias prensados. O andaime tubular é muito utilizado em fachadas de edificações. Nesse caso, ele precisa ser revestido externamente por telas, para evitar quedas de pessoas e de ferramentas. Por fim, esse andaime suporta cargas mais pesadas.
Vantagens desse equipamento
Entre as principais vantagens do andaime tubular, estão:
- Suporta mais peso do que outros tipos de andaimes;
- Fácil montagem e desmontagem da estrutura do equipamento;
- Manuseio simplificado, não sendo necessário o uso de ferramentas complexas;
- Alta durabilidade, podendo ser utilizado várias vezes dentro de uma mesma obra e para fins diferentes.
Como usar esse tipo de andaime?
Mesmo sendo simples, a montagem desse andaime deve ser feita por pessoal qualificado e supervisionada pelo engenheiro da obra. Neste sentido, o engenheiro também fica responsável por observar o andaime durante a sua utilização.
Diante disso, nós temos a NR-18 e a NR-35 que determinam o uso correto desses equipamentos. A NR-18 dispõe de medidas para a construção civil no geral. Já a NR-35 traz orientações e obrigações quanto ao trabalho em altura. Assim, no caso do andaime tubular e no aluguel de andaimes, as principais considerações são:
- É proibido o deslocamento do andaime com pessoas encima dele ou ainda com materiais soltos na estrutura;
- É proibida a utilização de escadas no piso de trabalho visando alcançar alturas mais altas;
- A instalação do andaime tubular deve ser feita em uma superfície plana e que resista ao peso do equipamento (levando em conta o peso total, incluindo o das pessoas que trabalharão sobre ele);
- Todos os andaimes desse tipo devem contar o chamado guarda-corpo e rodapé, para evitar quedas de pessoas e de maquinários;
- Os trabalhadores devem utilizar os devidos EPIs durante o trabalho no andaime (isso inclui capacetes e cintos de segurança, por exemplo).
Então, ao precisar de um andaime tubular, encontre uma empresa de aluguel de andaimes de confiança e com experiência nesse segmento. Dessa forma, você garantirá um equipamento em perfeito estado e adequado para o seu projeto.
Deixe um comentário
Que tal continuar conosco, veja os conteúdos separados especialmente para você