7 Curiosidades que você não conhecia sobre Gramado

7 Curiosidades que você não conhecia sobre Gramado

Gramado é a típica cidade que agrada a qualquer turista em qualquer época do ano. Lá você poderá encontrar atrações para todos os gostos, bolsos e idades, desde passeios românticos no lago a parques de diversão com esportes radicais.

Além disso, a cidade também é conhecida pela sua gastronomia exemplar. É lá que você encontrará as melhores casas de fondue e chocolates do Brasil. Independentemente da época em que você viaje, sempre encontrará algo para fazer.

Mas o que temos para contar a seguir, pouquíssimas pessoas sabem! Preparamos uma lista com 7 curiosidades sobre Gramado que você provavelmente também não sabia. Confira a seguir!

1- Por que Gramado se chama Gramado?

Ninguém sabe ao certo a origem do nome. Mas de acordo com a história da cidade, o nome surgiu por conta de tropeiros que viajavam pela região da serra. Por décadas, Gramado foi um grande campo cheio de mato, e como havia muitas árvores na região, acabou recebendo o nome de Gramado, já que os tropeiros usavam a cidade para descansar das longas caminhadas.

2- Por quem Gramado foi colonizada?

Muita gente também fica em dúvida sobre isso. Embora Gramado tenha sido fortemente influenciada pela gastronomia alemã, foram três povos os responsáveis pela colonização: portugueses, alemães e italianos. Essa mistura influenciou muitos aspectos culturais da cidade, como no cinema, religião, música, gastronomia e as tradições locais. Inclusive, a cidade é conhecida por ser muito hospitaleira!

3- Sem semáforos?

Se você caminhar por Gramado, perceberá que a cidade tem pouquíssimos semáforos. Não existe nenhum motivo específico para isso, mas o curioso é que os moradores locais respeitam demais as leis de trânsito, e o índice de acidentes é muito baixo. Você vai reparar que quase todos os motoristas sempre param para os pedestres atravessarem na faixa.

4- Por que o Lago Negro tem esse nome?

Outra curiosidade interessante sobre Gramado diz respeito a um dos pontos turísticos mais famosos da cidade: o Lago Negro! O engraçado é que ele não recebeu o nome por causa da cor da água, mas sim por conta da vegetação ao redor.

O Lago Negro é hoje um dos principais cartões postais da cidade, e provavelmente você já viu uma foto dele com um dos hotéis mais famosos da cidade logo ao fundo. Mas afinal, por que ele recebeu esse nome?

Em 1942, um grande incêndio destruiu a vegetação nativa que antigamente cobria o local onde ficava o lago. Foram 8 dias ininterruptos de fogo! Na época, Leopoldo Rosenfeldt era o responsável por administrar Gramado. Ele então teve a ideia de cavar um lago artificial no local onde aconteceu o incêndio.

E como a vegetação nativa havia sido destruída, algumas árvores que foram trazidas da Floresta Negra, na Alemanha, foram plantadas no local. Foi por isso que o Lago Negro foi batizado com esse nome.

Vale muito a pena visitar o local. Além de ser um passeio romântico, há várias feirinhas ao redor do lago.

5- A Rua Coberta

A Rua Coberta é um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado. Ela é literalmente coberta e fica localizada bem no centro da cidade. O espaço é fechado, e oferece aos turistas várias atrações, como pubs, bares, restaurantes, lojinhas de artesanatos, além de sediar apresentações culturais, como peças teatrais e shows musicais.

6- Gramado tem um dos maiores festivais de cinema

O Festival de Cinema Brasileiro e Latino de Gramado é um dos festivais mais importantes do mundo, e acontece desde meados de 1970, sempre em agosto. Sempre antes do evento começar, um tapete vermelho é esticado para receber renomados atores e diretores que vão até para para prestigiar o evento.

7- Faça um casamento temático

Com certeza você já deve ter visto fotos, filmes ou até clipes de casais indo se casar em Las Vegas. Pode parecer meio clichê, mas não deixa de ser divertido. Agora, já imaginou viver essa experiência aqui mesmo no Brasil?

Em Gramado, existe um lugar chamado Casamento dos Sonhos, que é especializado em organizar casamentos temáticos de acordo com o sonho do casal. A capela é parecida com a de Elvis Presley, que fica em Las Vegas.

Não importa se você é fã de super-heróis, filmes geek, filmes românticos, ou qualquer outra temática do seu gosto. A regra é que não existem regras, e você pode montar a cerimônia como sempre sonhou!

O que você achou sobre essas 7 curiosidades de Gramado? Ficou a fim de conhecer uma das cidades mais bonitas da Serra Gaúcha?

Então aí vai mais uma dica nossa: mesmo que você esteja viajando para o Brasil, é muito importante contratar um seguro viagem! Se você se machucar, sofrer algum acidente, ou até mesmo ter a sua bagagem extraviada, um seguro viagem pode ser a sua salvação.

Para saber mais sobre um dos melhores seguros viagem do Brasil, clique aqui.

Tópicos Importantes, clique abaixo

 

Repense Blog

A Repense Blog traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente.

Que tal continuar conosco, veja os conteúdos separados especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − doze =

Go up